Duração - 04 aulas.
Objetivo - Refletir sobre a escrita.
Série - 1º e 2º ano.
- Divida sua turma em grupos de 04 alunos.
- Combine com a Direção de sua escola para os estudantes visitarem alguns departamentos do Colégio (secretaria, cantina, informática, segurança, direção, coordenação, etc).
- Organize prancheta, canetinha de ponta grossa preta para as anotações e folha sulfite.
1ª aula.
- Exponha o projeto a turma;
- Relembre as famílias estudadas com os alunos;
- Construa um cartaz com algumas regras, como por exemplo, uso do "m" antes do "p" e do "b";
2ª aula.
- Visite os departamentos com os alunos e peça que eles façam a seguinte pergunta:
"Quais os materias que você utiliza em seu trabalho?"
- É essencial que o entrevistado fale pausadamente as palavras para que o grupo anote da maneira deles, sem intervenção do educador;
3ª aula.
- Organize os grupos na sala e distribua o material de anotação e peça para que revejam o que anotaram;
- Peça para que consultem o cartaz com os lembretes quando tiverem dúvidas.
- Recolha as atividades.
4ª aula.
- Faça uma última revisão das anotações;
- O Educador poderá fazer mediações se achar necessário;
- Com o trabalho finalizado, monte um exposição com os registros e as fotos.
Realizei este projeto com minha turma do 1º ano e no final montamos um livro com capa de E.V.A para nosso Encontro Cultural.
Os alunos amaram!
" A aprendizagem da leitura e da escrita é uma prática comunicativa social, cujo principal valor reside na capacidade que adquire cada indivíduo para inserir-se na cultura e no domínio da civilização em que vive." (Lara Torres, 2002.)
Nenhum comentário:
Postar um comentário